A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retomada de posse

Mateus 7:22: "Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!”

O líder centralizador abriu concorrência direta contra o próprio Senhor da Igreja. Ele disputa, com truculência, o lugar no qual somente Jesus tem o direito de estar. 

O Senhor até cede o espaço, mas a penas temporariamente, mas quando voltar retomará definitivamente a posse da terra invadida ilegalmente. 

E o pior é que o cara ainda terá a petulância de dizer o seguinte: - mas Jesus, usamos o teu nome para expulsar demônios, para arrecadar os dízimos e para receber honrarias. 

Sabemos, pela Palavra, o que Jesus responderá: - Meu nome não é uma marca que você usa para mostrar estatus e fazer bonito em ambientes religiosos, mas um som ao qual você deve ser o primeiro a se curvar, quando o pronunciar. 

— Senhor Jesus, me perdoa pela petulância do meu exibicionismo idiota, não quero ter o mesmo destino deste tipo de gente. 

Ubirajara Crespo

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Instituição religiosa rouba dinheiro dos fiéis.

O que você acha de usar um texto destes para incentivar a arrecadação?

Lucas: 6. 38. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medires, vos medirão a vós.

Dar é um estado de espírito amoroso e não um investimento do qual esperamos juros e correção monetária.

Se eu der algo para alguém que o usou em benefício próprio, se de por satisfeito.

Parece paradoxal, mas Deus promete retribuir, com boa medida, sacudida e transbordante àqueles que dão desinteressadamente.

Com arranjos hermenêuticos, Instituições religiosas se apossaram de uma bênção financeira que pertence ao indivíduo. Por isto vemos famintos e esfarrapados assistindo "cultos em templos suntuosos.

Novas fórmulas religiosas com ênfase na corporação, e não nas relações interpessoais, tendem a incentivar o fortalecimento financeiro da instituição e não do indivíduo.

Até a remuneração de seus funcionarios é proporcional ao lucro que gerado para o negócio religioso.
Qualidades cristãs como amor, domínio próprio, fidelidade e misericórdia não são remuneradas, e nem foram criadas com este objetivo. O mesmo critério deveria ser aplicado no uso de ferramentas ministeriais: Eloquência, conhecimento, músicalidade, domínio de palco, criacao e montagem de eventos lucrativos, etc.

Ainda não vi um líder religioso chegar para um de seus funcionários e dizer o seguinte :

Caso1. A diretoria resolveu lhe dar um aumento por causa das suas maravilhosas demonstrações de  misericórdia.
Caso 2. A diretoria resolveu aplicar a multa por não ter sido paciente (longanimo).

Premiamos aqueles que inventam fórmulas que fazem o negócio religioso prosperar.

Comportamento típicos de empresários e no de pastores.

Ubirajara Crespo

domingo, 29 de dezembro de 2013

Determina que acontece

"Determina que a bênção, que ela acontece".
Esta frase não possui sustentação biblica, mas é inspirada em livros de auto ajuda, baseados em técnicas de positivismo.
Ganhou a boca do povo com os livros de Kwneth  Hagin, que tentava sustenta-las com frases biblicas do tipo "pedis e recebereis".
O poder de decisão passou para a boca de quem pede, deixando a boca de quem dá.
Mais ou menos assim: Jesus transferiu para nós a decisão sobre o receber ou não a bênção. A resposta ficou no stand by e o controle na minha mão.
Textos isolados, precisam ser cruzados com outras passagens que completam o seu sentido. A Bíblia não se contradiz, ela se completa.
Passagens lidas por quem gosta de catar frases para forçar o nosso entendimento, podem se transformar em verdadeiras bombas doutrinárias capazes de produzir muitas frustrações, quando as suas determinações não produzirem efeito algum.
É preciso completar o sentido de frases do tipo "pedi e recebereis" com outras que também estão na Bíblia, mas falam sobre a soberania de Deus.
Ceja, por exemplo,  textos como o Salmo 139 e 1Jo 5.
Neste último lemos que a resposta às nossas orações está garantida se o pedido estiver empatado com a vontade de Deus.
"Se pedirmos segundo a sua vontade ele nos ouve e nos atende".
No Salmo 139, o salmista mostra claramente acreditar que quem determina o que acontececeria durante todos os dias da sua existência, é Deus e não ele.
"eu ainda estava no ventre da minha mãe e todos os meus dias já estavam determinados".
Parafrases minhas.
Para chegar a uma boa interpretação é salutar procurar uma segunda opinião. Principalmente quando procede dos autores da Bíblia.

Ubirajara Crespo

sábado, 28 de dezembro de 2013

Calamidade com propósito

Calamidade com propósito:

Joel 1:4-5, 9, 13: "Vieram nuvens e mais nuvens de gafanhotos, e comeram todas as plantações. O que os primeiros gafanhotos deixaram foi devorado pelos que vieram depois.

A calamidades que assolam nossas vidas não deveriam ser vistas como acidentais e desconectadas das demais ocorrências em nossas vidas. Dependendo da situação e dos motivos, o compartimentalizar pode causar terríveis danos de formação. Falo de pastas criadas em nossa memória emocional que classificamos do seguinte modo:

1. isto foi bom.
2. aquilo foi mal.
3. Isto foi péssimo.
4. Aquilo foi ótimo.

O mal presentes em nossas vidas não ocorre sem o consentimento de Deus e sem um fim proveitoso. Na maioria das vezes o seu propósito é provocar um tipo de choro que conscientiza, que mostra as consequências de decisões erradas tomadas em nosso passado distante ou próximo.

Muitos só sentem a dor, outros se revoltam contra a vida, alguns balançam os ombros e dizem a vida é assim mesmo. Há, porém, aqueles que, motivados pelas circunstâncias, voltam para Deus, retomam a leitura da Bíblia e mudam suas atitudes. Isto é fazer um bom uso do mal e transformá-lo em aprendizado, e consequentemente em um bem.

Ninguém está isento de enfrentar, alternadamente, perdas e ganhos, mas todos deveriam aprender a usa-los como um presente ao qual devemos dar um uso enriquecedor.

Que tal acordar e se olhar no espelho: "Acordem, beberrões! Acordem e chorem, vocês que gostam de vinho, pois as uvas foram destruídas, e não haverá vinho novo para beber" (Joel 1.5).

A bruxa da Branca de Neve fazia isto com o objetivo de eliminar a concorrência, outros aumentam, para cima e para baixo, o nível atual de sua auto estima e muitos apenas choram. É assim que gente bonita vira narcisista, feios se desesperam e os mais sábios criam penteados, fazem a sobrancelha e escovam bem os dentes.

O choro do desespero é propriedade dos glutões e beberrões durante momentos de abstinência forçada. Lamentações vazias e chororô seco.
.
"Os sacerdotes, os servos de Deus, choram no Templo do Senhor porque não há mais ofertas de alimento nem de vinho".

O ofício sacerdotal incluía se alimentar daquilo que era dado para Deus. Dentro do santuário a associação precisava ser total, o sacerdote participava de tudo o que era de Deus, mas sem roubar a titularidade nem se tornar um invasor de uma terra que não é dele. Nem todos, porém, entendiam este princípio e abriram uma conta conjunta e solidária com o Senhor, mas sem abrir mão da titularidade. Bebiam demais e comiam demais.

O choro do sábio gera arrependimento, provoca mudanças e força abertura total para o Senhor. No Templo, assim como no campo, o servo se beneficiava da bondade do seu Senhor, mas jamais deixa de ser servo. Jeová estabeleceu, em suas terras santas, um modelo de relacionamento entre o Senhor e seus Servos.

"Sacerdotes, vocês que apresentam as ofertas no altar, vistam roupa feita de pano grosseiro e chorem. Servos do meu Deus, venham ao pátio do Templo e chorem a noite inteira. Pois na casa do nosso Deus não há mais ofertas de alimento nem de vinho (Joel 1:13).

O mesmo problema olhado de formas diferentes, provoca reações diferentes. Esta é a diferença entre o sábio e o tolo.

Um novo ano é uma nova oportunidade para migrar: da pose dos tolos para a posição de Herdeiro de Deus.

Ubirajara Crespo

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O novo Templo

Ap 21; 22: “Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.

No momento em que Cristo morreu, rasgou o véu e o Templo deixou de ter qualquer tipo de utilidade, pois ele fez o sacrifício definitivo e derramou o sangue final.
O sistema cerimonial venero testamentário foi abolido definitivamente, e com ele também foi abolido o Templo de Jerusalém. Não faz parte da obra salvífica resgatar o sistema sacrificial. O Templo da Terra foi destruído e nunca será reconstruído no Céu.
Nosso coração é, e continuará sendo, para sempre, o endereço de Jesus na Terra e no Céu.

Ap 21:23: A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia“.

O sacerdote exercia seu ofício diário, guiado pela tênue luz que havia no "Santo lugar", que é o primeiro compartimento do interior do Templo.
Uma vez ao ano o sacerdote encostava no "Santo dos Santos", onde exercia seu ofício sem nenhuma luz de origem humana por perto, pois naquele compartimento o próprio Senhor fornecia toda a luz da qual ele precisava.
Na eternidade estaremos durante todo o tempo, em local iluminado pela Luz do Mundo e do outro mundo, que é Jesus. Não precisaremos de um candelabro, Jesus estará conosco todo o tempo. No Céu não faltará luz nem apagões. 

Quer viver lá?

Ubirajara Crespo