A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Perigos da descentralização

1Reis 3:1-3: Salomão aparentou- se com Faraó, rei do Egito, pois tomou por mulher a filha de Faraó e a trouxe à Cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a Casa do SENHOR, e a muralha à roda de Jerusalém. 

Davi consolidou o Reino, mas as custas de muita luta e derramamento de sangue, o que o desqualificou como construtor de uma Casa para Deus. Coube a Salomão, levar adiante este projeto. A descentralização religiosa se tornou um sério problema para a construção de um estado teocrático. A iniciativa religiosa privada proliferava incentivada por gente leiga no assunto. O Templo uniria o povo em torno dos rituais praticados ali. 

Por falta de local apropriado, o povo sacrificava nos lugares altos, provavelmente nos mesmos locais onde eram feitos sacrifícios a Astarte. A religiosidade das nações vizinhas eram descentralizadas por natureza, impossibilitando a unidade doutrinária. Profetas de ocasião proliferavam atrás de cada arbusto e se infiltravam entre os israelitas. Isto os aproximava das suas praticas e os expunha a sua influencia. 

Hoje temos muito disto por aqui, mas com a agravante de que a exposição não eh casual. Rituais obviamente pagãos ocorrem sistematicamente em nossos altares. Lugares que, ate há pouco, eram usados para pregar o Evangelho, passam por reformas religiosas capazes de transforma-los em poleiros de urubus.

Embora tenha defendido a livre interpretação das escrituras, Lutero construiu na Alemanha uma religião estatal. Fenômeno ocorrido na Inglaterra e em Genebra com Calvino. Eles apostaram em uma centralização mais light, mas imperfeita, como tudo que tem a participação humana.

Uma das dificuldade para conter a promiscuidade religiosa tem a ver com o alcance da mídia televisiva e virtual que invadiu as nossas casas. Sem procurar muito, assistimos da poltrona, a um desfile de todas as tendências religiosas disponíveis no mercado. Estas transmissões estão mais disponíveis do que pastores que seguem a tendência de permanecerem confinados em gabinetes. 

O que poderia ser instrumento de união se transformou em arena de gladiadores caros e famintos que consomem os recursos financeiros que deveriam ser focados na Igreja Local. 

Ubirajara Crespo

sábado, 28 de janeiro de 2012

PERDER PARA GANHAR

Perde e Ganha

Mc 8.35: Mark 8:35: Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. 

Um analgésico alivia a dor, mas não elimina o problema, apenas o esconde. A dor não deveria nos incomodar tanto assim, pois ela nos defende, nos avisa do perigo e se precisamos mais do que um analgésico, talvez uma cirurgia ou, quem sabe, de uma amputação. 

Nos também inventamos placebos religiosos, que ate dão uma sensação passageira de alivio. Cantar musicas religiosas, por exemplo, não elimina o pecado, mas faz a gente esquecer o incomodo que ele causa. Nada que afaste definitivamente a causa do mal.

Nesta questão Jesus disse que a amputação, sem do nem piedade, eh a única solução. Perdendo eh que ganhamos e morrendo eh que somos salvos. 

Eh uma questão de avaliar o custo/beneficio de perdas temporais. Perder privilégios imediatos para ganhar benefícios eternos. 

Leve em consideração a possibilidade de investir na sua vida eterna algo um órgão de seu corpo que sirva de ponto de contato com o pecado. 

Jesus usou de um recurso oratório comum entre os salmistas chamado hipocatastase, ou exagero, para mostrar que perdas tão drásticas quanto a de um olho ou de uma perna sao menores do que perder a salvação. 

Em outras palavras, não brinque hoje com o pecado, porque na eternidade isto não parecera nada engraçado. 

Ubirajara Crespo