A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O GRUDE DO CAPETA





VAI SAIR OU NÃO VAI????????


Mt 17.19: Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?


Falando sobre Batalha Espiritual, uma pergunta não quer calar: - Por que o demônio não saiu? Indagação que gera uma torrente de especulações do tipo: - Este é dos mais resistentes. - É uma potestade. - Deu legalidade. - A intercessão falhou.

Um ranking imaginário classifica os demônios conforme seu poder de resistência. Este ranking é contruído com base no estatus da entidade (Principado, potestade, dominador deste mundo etc). Esta hierarquia pode gerar procedimento diferenciado para cada tipo de entidade durante o processo de libertação, e atrair algumas esquizitisses.

Nestas horas justificamos esta posição com o versículo de sempre: "Esta casta só sai com jejum e oração". Declaração encontrada também neste texto, que joga ainda mais responsabilidade sobre nós. Alguns, porém, ao invéz de exorcisar de seu interior as atitudes incoerentes com a sua fé, preferem um caminho mais fácil. Fácil porque ao invés de santificarem-se, adotam posturas ritualísticas como, jejuar, fazer campanhas, ungir a casa toda com óleo, adotar novos rituais exorcistas e inventar expressões, que segundo eles tem poder de anular a ação demoníaca: "tá amarrado", "Eu te resisto", "Sai" etc.

Jesus colocou sobre o libertador, a responsbilidade do exorcismo mal suscedido. Fracasso, que segundo Ele é provocado pela nossa perversidade e falta de fé. Os discípulos fracassaram apesar da disposição, iniciativa e fé demonstradas pelo pai da endemoninhada, que naquela cultura tinha total autoridade sobre sua filha, podendo, portanto, representá-la. Jesus lidou com esta postura paternal sem demonstar reprovação. Em casos como este, onde o opresso te ve o seu poder de decisão enfraquecido, seja pela idade ou pela incapacidade, a representatividade pode ajudar.

Sabemos os motivos pelos quais os discípulos não se qualificaram porque "Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa!". Perversidade e incredulidade são apenas algumas das atitudes que engrossam uma lista de atitudes incoerenters com as atividades exorcistas. Acrescente ainda a soberba, a insensibilidade, o medo e toda sorte de perversão. Além de enfraquecer nossas defesas, o pecado consegue se interpor entre nós e Deus (Is 5 9.2).

Deduzimos disto tudo, que a responsabilidade pela libertação final do oprimido é dividida em partes não necessariamente iguais, entre o exorcista e o endemoninhado. Quando há interatividade entre estes dois, só resta ao demônio escolher entre sair ou sair. Para nós sobram justificativas inóquas e inapropriadas, que não trazem qualquer solução.
Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.