A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Judeus Messiânicos

Gl 5.11: Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz.
12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.
Fiz esta postagem em uma comunidade composta de judeus messiânicos, preste a atanção na resposta que eles me deram:Há um movimento entre os judeus que reconhece a messianidade de Cristo, mas não a sua divindade. Admite que o Novo Novo Testamento contém a Palavra de Deus, mas não no mesmo nível de importância que a Torá. Prega salvação pela fé, desde que acompanhada de mudanças litúrgicas como o uso do quipar, a guarda do sábado, a circuncisão e a abstenção de alguns alimentos. Sem dúvida se tornou um movimento com menor nível de rejeição por parte de judeus ortodoxos. Avanço para judeus e retrocesso para os cristãos. Paulo se interpunha contra este tipo de pregação e era perseguido por causa disto. Conclui ironizando: Se amam tanto a circuncisão, façam um serviço completo, ou seja, decepem tudo logo de uma vez. A mensagem dos judaizantes se aproxima semanticamente do cristianismo, mas se distancia de seus conceitos mais vitais. Esta é a fórmula preferida pelos satanistas para aprisionar almas distraídas. O que este grupo tem a oferecer além de mudanças de calendário e cardápio? A liturgia, os usos e os costumes não libertam, o que bate de frente com doutrinas judaizantes e similares. Assim como o fermento, só é preciso de uma pitada para levedar a massa toda (Leia mais em Is 49.9-11, Hb 1.4 e Lv 2.5).Medite nisto: Diante da necessidade libertação você apela para fórmulas litúrgicas ou orienta o opresso a eliminar o comportamento que abriu a brecha?
Nós messiânicos não estamos preocupados com os dogmas cristãos, porque não somos cristãos. Somos judeus, descendentes de judeus e gentios que professam o judaísmo crendo que Yeshua, o judeu, rabino, fariseu, que nunca foi cristão, é o Mashiach. Se cremos que Yeshua é divino ou não, isso é totalmente irrelevante para o nosso relacionamento com o Eterno, pois o importante é crer em Yeshua como Mashiach e observar a Torah da forma como ele ensinou.
Assinado: רוני שומר
  • O motivo desta postagem é mostrar que nem tudo o que reluz é ouro. Alguns fazem proselitismo entre os evangélico apresentando uma mensagem parecida com a nossa, mas só lá na frente, quando o comprometimento for inevitável, se revelará totalmente. Este judaismo messiânico não tem nada a ver com o Jesus que pregamos, como alguns pensam ou foram induzidos a pensar.
  • Da mesma forma, o satanismo se utiliza de grupos que não vestem uniforme próprio, não levantam bandeiras próprias, se escondem por detrás de fachadas evangélicas e usam a tática de revelação progressiva, sem mostrar aos iniciados o que realmente são. Alguns já adquiriram o estatus de igreja evangélica, onde só os mais avançados, sabem realmente quem eles são. Na legislação brasileira, basta ir ao cartório, dizer que é uma Igreja Evangélica, mostrar um estatuto e pronto.
  • A Bíblia diz que na metade da primeira semana os judeus farão uma aliança como o anticristo, mas que na segunda metade, olharão para o Messias a quem traspassaram (Zc 12,14).Não é um afirmação, mas uma suposição: Será que não temos aqui algo já sendo costurado, visto que os judeus acreditam que o Messias será um líder religioso, político e principalmente militar, que restaurará os termos da nação de Israel, reconstruindo as suas fronteiras.
  • A comunidade do Orkut à quel me referi é "Judeus messiânicos cariocas" (pode visitar e ver o nível de agressividade com que eles trataram do assunto. Leve porém em consideração que eu provoquei). Por enquanto, este grupo só tema oferecer mudanças de nomenclaturas (Jesus ou Yeshua?), mudança de hábitos alimentares e um novo calendário. Continuam tão agressivos como nós e como nós, precisam de uma conversão verdadeira.
  • A procura por uma identidade denominacional é válida, mas não resolve os nossos problemas mais íntimos. Nossa busca não termina quando colocamos um rótulo na fachada de nossa Igreja, mas quando ganhamos um novo coração amoroso, pacificador e logânimo.
  • Veja e diga se o versículo a seguir se aplica a nós também.
  • Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
  • Shalom

Ubirajara Crespo

4 comentários:

  1. Olá Pastor Ubirajara,

    Fiquei contente em encontrar o seu blog e ver sua participação na comunidade Guerra Espiritual. Lí muitos livros da Editora Naos, praticamente todos do Mastral e o seu "Santos em Restauração". Que nosso grande Deus continue a obra na sua vida, suas publicações tem sido uma benção na minha vida e na minha família. Graça e Paz.

    Eu sou cristão da Igreja Batista do Morumbi, não sou judeu messiânico, porém, tenho muito contato com os judeus messiânicos e também com adventistas que seguem as tradições e costumes judaicos.

    Infelizmente, creio que você foi precipitado na sua interpretação dos judeus messiânicos. O Judaísmo Messiânico pode ser tão heterogêneo quanto o Cristianismo é. Pare para pensar: Católicos, Espíritas, Mórmons e até Umbandistas se declaram "cristãos".

    Imagine o seguinte: Você é Judeu, nasceu num lar Judaico, recebeu a circuncisão, vai todos os sábados à sua sinagoga, observa a Torah de YHWH e um belo de um dia, pelo testemunho do Espírito, você reconhece Jesus (Yeshua) como o Messias prometido pelos profetas, passa a crer na mensagem do Evangelho e assim se torna messiânico. Nesse caso, é desfeita a circuncisão de Abrãao? A identidade como povo, da origem de Isaque é perdida? Tenho que deixar de ir à sinagoga e deixar de seguir a Torah? Tenho que me dirigir à Igreja Protestante mais próxima?

    O Judaísmo Messiânico que eu conheço tem como missão levar Yeshua, o Mashiach para a comunidade judaica que não acredita no Salvador. Eles são JUDEUS MESSIÂNICOS e não CRISTÃOS JUDAIZADOS. A missão deles é dura, mas tenho visto que eles têm cumprido bem esse papel e devemos orar muito por eles.

    SIM, O JUDAÍSMO MESSIÂNICO PROFESSA JESUS COMO SALVADOR. Desta forma, eles estão do nosso lado, e não do lado Adversário, pois está escrito: "Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;" João 4:2

    Para todo cristão, à primeira vista, o Judaísmo Messiânico é "estranho", é diferente, mas isso não nos dá o direito de achar que eles estão errados. Vejo que isso foi cilada para você, pastor. Sim, Paulo era contra os judaizantes, mas não era contra pregar o evangelho para os judeus. Nosso próprio Mestre nos disse para procurar as ovelhas perdidas de Israel.

    O que me levou a se aproximar dos messiânicos é que vejo que nossa fé cristã é muito mais próxima do Catolicismo Romano do que do Judaísmo. A Bíblia é originalmente Judaica, nós cristão somos os galhos enxertados e não os galhos originais. Lembre-se disso. Quer uma prova que nossa fé ainda carrega dogmas romanos e que nós mesmos criamos dogmas próprios? Faça uma pesquisa na sua congregação. Faça 4 perguntinhas aos membros da sua Igreja:

    1. Jesus fundou uma nova religião?
    2. Nós devemos observar a Torah?
    3. Você é salvo pela graça ou pela fé?
    4. O que salva? As obras ou a fé?

    Se você fizer essa pesquisa você vai ficar chocado em como princípios bíblicos simples foram distorcidos, esquecidos ou negados. Sim, nós carregamos dogmas. Muitos cristãos declaram de peito aberto que Jesus revogou a Lei. Muitos enxergam Jesus como o Catolicismo o mostra e não como um judeu. Você consegue enxergar Jesus como um judeu, observando o sábado, celebrando as festas judaicas, indo ao Templo, guardando a Torah e usando Tzit-Tzit?

    As boas novas do evangelho (o Novo Testamento) não quebram as alianças do passado (Velho Testamento). O que foi estabelecido continua com a Nova Aliança. Se assim é, devemos interpretar as verdades bíblicas sob uma ótica judaica e não sob uma ótica ocidental.

    Concluindo, pastor, se eles levam a Cristo eles são por nós e estão ligados ao corpo, pois obedecem à Cabeça, e somos todos irmãos. Se eles se desviam do caminho, exorte, ore, seja fervoroso, porém, sem julgar, pois está escrito "Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz." Tiago 4:11.

    Lembre-se também que doutrina é essencialmente uma coisa humana. Graças ao nosso bom Elohim nós somos salvos pela nossa fé e não pela nossa pureza doutrinária, senão, todos nós nos perderíamos. Se somos irmãos na fé, o que nos une é Cristo e qualquer sentimento faccioso entre nós é terreno, animal e demoníaco. Não deixemos que doutrinhas escureçam a Glória que temos junto ao nosso Pai.

    Oro para que o Poder e a Graça estejam contigo. Que Adonai derrame bençãos eternas sobre sua famíla e sua congregação.

    Rodrigo Yoshima
    (pelo meu nome já da pra ver que não sou judeu, certo? he he he)

    ResponderExcluir
  2. Oi amado

    Obrigado por nos trazer uma outra visão a respeito do assunto, assim, os nossos amigos poderão chegar à conslusões depois de obsrvar os dois lados da questão.
    Quanto porém a ser precipitado, não foi isto que realment aconteceu. Eu já estudo o movimento há anos e convivo com alguns judeus messiânicos. Falei alguns, não todos. A messianidade de Jesus não é questionada em muitos destes grupos, mas sim a sua divindade. Base e alicerce da fé cristã. Jesus não veio nos deixou descompromissados com a lei, veio apenas reinterpretá-la, o que aumenta aindamais a nossa responsabilidade. Não se adultera somente na cama, mas também na mente. Não semata apenas com armas físicas, mas também na mente.

    Grato pela contribuição

    Paz amado

    ResponderExcluir
  3. Eu precisava muito dessas informacoes que li a respeito do tal judaismo messianico. Tenho duvidas muito serias com relacao a algumas coisas: Se somos salvos pela fe, entao basta acreditar que Jesus morreu por nos na cruz e assim nos salvou do salario do pecado, que e a morte, nos deixando a heranca da salvacao de graca, por Seu amor sacrificial e imerecido por nos. Porem a partir do momento em que O confessamos como Nosso Senhor e Salvador devemos conseguir viver sem pecar para nao perder a salvacao?Entao o cristao que peca,perde a salvacaoo,se arrepende, confessa, e volta a ser salvo, e esse ciclo continua ate sua morte (caso Jesus nao volte e ele esteja vivo) dessa forma ele tem q se arrepender e confessar rapidinho pois se morrer em um acidente e nao der tempo ele vai para o inferno? entao qdo Paulo cita que os que praticam isso e aquilo (obras da carne, natureza humana ) nao herdarao o reino dos ceus ele esta querendo dizer que se vc aceitou Jesus e nao passou a agir como cristao em TODAS as areas de sua vida voce nao vai para o ceu, correto? Portanto, a fe em Jesus salva, mas acompanhada das obras de justica, pois o pecado invalida a fe? sera isso que explica a frase de Tiago " a fe sem obras e morta em si mesma?"

    Sabrina

    ResponderExcluir
  4. Bem, radicalismo há em toda parte. Penso que dizer que Yeshua é o messias e negar sua divindade é de no mínimo ficar com um pé atrás para quem o afirma. Como costumo dizer, Satan é um cara admirável, ele não precisa fazer muita força, usa a própria carne para causar divisão.
    Vejo que o "irmão" Ubirajara está aqui simplesmente externando sua preocupação com as almas. Isto é bom, o bom pastor faz isto!
    Do outro lado, vejo que judeus têm se convertido e têm sido tão arrogantes quanto aqueles que crucificaram o Senhor. Ser judeu é ter muito mais responsabilidade. D-us está preocupado em salvar almas, sejam judias ou não!
    Veja o lado bom disso tudo... se estão jogando pedras é o porque o Senhor está fazendo a coisa certa, está no caminho.
    O fato de o Senhor ajudar Daniel só agrava. Muitos que se dizem estar na luz não enxergam Daniel como na luz. No meu blog até fiz abertamente uma defesa a Daniel, explicando poquê creio nele.
    Continue fazendo o que D-us lhe orienta, pois tu és um mashiach, um ungido.
    Yeshua é contido, Jesus é contigo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.