A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CORPO MÍSTICO OU FANTASMA?

A Igreja primitiva não tinha nome nem endereço fixo. Quando se referiam a ela, os escritores bíblicos tão somente indicavam os destinatários das suas cartas como a Igreja que esta na "cidade tal". Como um Corpo, era uma extensão da pessoa de Cristo, revelando seu caráter, seu amor, sua alegria, sua Fe e seu poder.

A Igreja fazia com que o povo da cidade sentisse que Jesus morasse ali, falasse com eles, fizesse compras, vendas e tivesse momentos de lazer. Jesus era a Igreja e a Igreja era Jesus. Por não possuir personalidade jurídica, prédios, placas ou propriedades, se mostrava aos demais cidadãos através dos cristãos.

Era um corpo bem ajustado, consolidado e seus membros se ligavam pelo auxilio das suas juntas e medulas. Manifestavam uma só postura de Fe, um só Senhor, se movia pela vontade de uma única cabeça e havia um só batismo ou ritual de iniciação. Se os cristãos de uma cidade não se manifestarem a ela como uma unidade, mas como tribos oponentes, então o Corpo de Cristo ainda se encontra em estado embrionário.

Alguns teólogos tentam justificar a existência de um Corpo que convive com um estado de divisões progressivas criando a seguinte expressão: O Corpo Místico de Cristo. Transcendental, celestial,  invisível, impalpável, incontável. Eu acrescentaria a palavra "inexistente". 

Ora a Igreja foi feita para ser vista, tocada, terrestre e mensurável. Se ela não tiver estas qualidades, não é uma Igreja, é uma instituição. Diga-se de passagem, que um corpo não cresce por divisão, mas por multiplicação.

Se você é parte ativa do Corpo e não de uma instituição, diga para nos como encontrá-lo.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.