A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sera grande demais para mim?

Aliança quebrada

Jeremias 32.27: Existe algo maravilhoso demais para mim?

depois de reconhecer a ausencia de méritos por parte de Israel, Jeremias parece duvidar da possibilidade de Israel retomar sua vida, recuperar suas terras e lavrar escrituras. Jerusalém mais parecia com investimento em uma canoa furada. Jeremias foi o último e o primeiro a investir na posse de uma terra perdida. O último de um tempo de prosperidade e o primeiro de um recomeço que ocorreria em um futuro distante e impreciso, pois acabara de fazer um investimento presente, cuja validade seria futura. 

Deus responde a isto com uma pergunta: - Acaso existe algo extraordinário demais para mim? Para fazer isto acontecer nem preciso fazer força. Pois fique sabendo que esta minha palavra se cumprirá e os povos se maravilharão disto. O impossível é a minha praia favorita.

Podemos submergir agora, mas emergir mais adiante onde encontraremos melhores condições para flutuar e começar tudo de novo. O novo não pode ser concebido em um terreno preparado apenas para o que é lixo, desgastado e desestruturado. Neste sentido a sua derrota poderá ser a sua maior vitória e a sua doença a semente da cura que você tanto precisa, pois quando somos fracos, então somos fortes. 
Ainda bem que o diabo não sabe disto e graças a sua ignorância da soberania de Deus, ele acaba sendo o remédio do qual precisamos e seus laços se transformam em livramento.

Ubirajara Cespo 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Impulsividade é uma questão de maturidade

Ez. 16:58-60: A tua perversidade e as tuas abominações tu levarás, diz o SENHOR. Porque assim diz o Senhor DEUS: Eu te farei como fizeste, que desprezaste o juramento, quebrando a aliança. Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna. 

A adolescência é uma fase de organização de ideias e tendências, quando muitas das nossas decisões se baseiam em busca pela aceitação da turma, pela empolgação do momento e nem sempre em uma análise racional sobre as possíveis consequências da decisão. Nesta fase ainda não amadurecemos emocionalmente. O diabo sabe disto e tenta nos prender a esquemas de fascinação.

Veja, por exemplo, como um grande grupo de adolescentes esta escravizado a elas, e não reconhecem esta escravidão, provavelmente por causa da sua impulsividade, e da sua capacidade de raciocínio afetado pelo uso contínuo das drogas. Decisões precipitadas deixam sequelas eternas em nosso corpo.

Durante a sua juventude espiritual, Israel assinou alianças e pactos com Deus, sem pensar nas responsabilidades que isto implicaria e sem avaliar se estava realmente inclinado a cumprir a sua parte do contrato. No meio do caminho foi atraído por outras propostas e abandonou o seu Deus, embora, por motivos de consciência, preservam o formato religioso. Tantas quanto foram as renovações destas alianças foram o número de suas quebras. 

Jeová promete, nesta profecia, que vai costurar uma aliança futura, sua validade será eterna, pois não mais se baseará na palavra de seres humanos, mas na palavra de Deus. O coração do crente será refeito, recebendo capacitação do alto para cumprir suas promessas. 

 É o sopro do Espírito sobre toda a carne.

Ubirajara Crespo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A mãe natureza


Sl 8:3,4: Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? 

Eterno ou durável: O que é durável para seres humanos, para Deus não passa de um sopro. Árvores, rios e montanhas já estavam aqui quando chegamos e provavelmente continuarão quando sairmos, a menos que se tornem vitimas da nossa extensa ação predadora.

Sl 8:6: Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste

A natureza não é mais mãe ou nos é que não somos mais filhos? Mãe sofre! Não gostamos de admitir, mas este relacionamento, que em eras paradisíacas já foi bom, - homem X natureza - anda meio conturbado. É um tentando engolir o outro. Filhos consumindo os recursos da mãe, enquanto esta o pune, hora com escassez, hora com excessos. Isto mais parece um padrão já estabelecido para todos os demais relacionamentos humanos, inclusive os familiares. Por mais que tentemos esconder, estamos em guerra. Terrorismo frio, cruel, desumano e covarde.

O manual de instruções prevê deveres, benefícios e limites para esta relação. Se arrumamos mãe ate para Deus, por que não tentar incluir na nossa arvore genealógica uma origem tão espetacular? Algo que nos de estatus e benefícios, mas sem deveres ou obrigações. Assim fazemos com o Pai Celestial.

O eterno e o passageiro andam juntos, o que não é percebido pela maioria das pessoas e das coisas. Talvez porque o material do qual são feitos não é o mesmo, o que dificulta a interatividade. Um se desgasta, sofre a ação do tempo, possui limites determinados pelo espaço, enquanto o outro não possui outros limites a não ser os auto impostos: Deus limita a si mesmo pelo amor, pela misericordia, por princípios e alvos. O homem, por sua vez, ultrapassa os limites quanto é movido pela ambição, pelo ódio, pela vingança e pelo dinheiro.

Ubirajara Crespo