Colossenses 2.7,8. "... arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças. Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo".
Paulo começa o argumento mostrando qual é o alicerce em cima do qual devemos construir a nossa fé e precisou ser muito claro, pois os argumentos heréticos eram extremamente cativantes. A sua revelação precisava ser progressiva, pois seriam imediatamente repelidos, se fossem claramente direcionados contra a pessoa de Cristo.
Precisavam parecer um de nós é nos cozinhar em banho Maria. Investimento, inicial, que traria dividendos a médio e longo prazo. A nossa fé, porém, foi construída em cima do único alicerce seguro, que é Cristo.
Desde inicio, o nome de Jesus foi usado como a isca inicial para jogar as pessoa em arapucas profundas. Depois que entrou, não sai mais. Queriam diluir o cristianismo já no seu inicio e se o conseguissem, hoje não passaria de um caldo ralo ee insosso. Lançaram mão de "filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, de rudimentos mundanos ou bases diferentes daquela que Cristo lançou, ele mesmo. Outras bases são vãs, inúteis e incapazes de sustentar a fé cristã.
A igreja primitiva, diferente da atual, perseverava no alicerce doutrinário fornecido pelos apóstolos. Não por falta de opções, mas apesar das muitas opções já existente na época.
Ubirajara Crespo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.