A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

sábado, 14 de novembro de 2015

Quem está disposto a dar sua cara a tapa?

Quem está disposto a dar a outra face?

Jesus nos ensina a dar a outra face, mas será que, ele está falando desta que eu tenho na minha cara? Depende da intensidade da agressão? E se ele tentar me matar? Será que posso tentar impedir, que ele me acerte?

Eu tenho o direito legal de me defender de agressões físicas, mas não movido por ódio, vingança e desejo de machucar o oponente. Isto vale também para discussões, debates, falso testemunho, infâmia e boatos.

Há muitas faces a serem dadas. A face de vítima, do traído, do revide a ofensa, do enganado. Se eu não conseguir dar nenhuma destas faces, não serei capaz de dar nenhuma. 

Postura altamente defensiva e agressiva, pode significar um auto conceito mais elevado do que tenho direito de cultivar. Rm 13.1-3. Não pense sobre si mais do que convém. Se há posses, posições e popularidade, que preciso defender com virulência, então a minha carne está muito viva e ainda não nasci de novo.

Perdoar significa não revidar com a mesma carga emocional, quando sou usurpado de algum direito ao qual estou muito agarrado. O amor ao dinheiro, por exemplo é a raiz de todos os males (inclua a vingança).

Posso defender a minha integridade física, da minha família, do meu patrimônio, da minha dignidade e do meu prestígio. Posso até mesmo apelar para o juízo. O que um cristão não pode fazer é querer machucar e sentir algum tipo de prazer quando machuca.

A dor da batida é real, e fingir que não sentiu é hipocrisia. O medo de se machucar novamente nào precisa ser pintado com frases piedosas, mas incinerados. No entanto, não sou eu mais quem vive, é Cristo, que vive em mim (Gl 2.20). Se isto for verdade, eu não vou retaliar.

O mundo está cheio de ódio e não seremos nós a colaborar com este estatus de coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.