A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

TEÍSMO ABERTO, a abertura de Deus para o aprendizado

Não sei não, vamos pensar
mais um pouco a respeito
O teísmo aberto também é conhecido como uma teoria que defende a abertura de Deus para o conhecimento. Seus defensores destacam textos bíblicos onde Deus parece aprender com seus amigos humanos, aceitando as suas sugestões e chegando mesmo a se arrepender.

Se for assim, seriamos obrigados a aceitar que Deus não domina totalmente os chamados atributos intransmissíveis.

A onisciência, onipotência e onipresença divinas não seriam totais.

Deveríamos incluir neste escopo teológico, a crença de que as profecias do Antigo Testamento mostram tamanha exatidão, porque foram escritas depois que tudo ocorreu. Ficaria difícil de explicar as profecias sobre a Vida de Cristo, as profecias cumpridas em nossa época e as que se referem a tempos que ainda virão.


Coincidências, diriam!

O corpo doutrinário de uma heresia pode se desdobrar e tomar novas formas e variações para se justificar e se tornar auto sustentável. Creio que um destes desdobramentos seria a crença de que a onisciência também não é tão incomunicável assim quanto crê a Teologia mais clássica. Se Deus evolui em seu conhecimento, nós também podemos fazê-lo e um dia chegar onde ele está hoje. A sua maior vantagem é estar sempre um passo a frente dos humanos, pois ao alcançarmos o seu entendimento atual, ele também terá evoluído e avançado nestes mesmos conhecimentos.

O salmista reconheceu que Deus conhece o seu deitar e o seu levantar, entendendo também, que este é um tipo conhecimento que não cabe na sua mente finita. Embora os Salmos não fossem escritos com a finalidades doutrinárias, mostra quais eram as doutrinas cridas na época. 

O salmista também reconhece prontamente o conhecimento prévio de Deus. Faz isto ao afirmar que palavras e pensamentos, que ainda não havia formulado, eram conhecidas por Deus, antes mesmo que saíssem de seus lábios (Sl 139).

Para adquirir a sua Bíblia do Guerreir clique na imagem
Quanto aos textos onde Deus parece arrependido, creio que são antropomórficos (forma humana), ou seja, expressos de uma forma a demonstrar como o pecado e a desobediência do homem provocam profunda consternação no coração do Pai, mesmo que ele não seja apanhado de surpresa. Deus fala conosco de uma forma que possamos entender.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.