A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O perfil do falso profeta

E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que profetizam, e dize aos que só profetizam de seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR; Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!

Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos. Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do SENHOR. Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR não os enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.

Porventura não tivestes visão de vaidade, e não falastes adivinhação mentirosa, quando dissestes: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei? Portanto assim diz o Senhor DEUS: Como tendes falado vaidade, e visto a mentira, portanto eis que eu sou contra vós, diz o Senhor DEUS.

E a minha mão será contra os profetas que vêem vaidade e que adivinham mentira; não estarão na congregação do meu povo, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor DEUS.

Porquanto, sim, porquanto andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e quando um edifica uma parede, eis que outros a cobrem com argamassa não temperada; Dize aos que a cobrem com argamassa não temperada que ela cairá. Haverá uma grande pancada de chuva, e vós, ó pedras grandes de saraiva, caireis, e um vento tempestuoso a fenderá.

Características do falso profeta - Ezequiel viveu durante um período no qual Jerusalém estava infiltrada por falsos profetas. Com o objetivo de preparar o povo para um reconhecimento ele enumera algumas das características deste tipo de profeta.

1.Sua visão é limitada, pois o seu alcance vai apenas até onde o coração humano consegue ir (2,3). 

2.São como raposas no deserto, que passam o tempo todo tentando se aproximar de uma presa para devorá-la (4). 

3.Ao invés de usar suas profecias para construir uma cerca protetora para seus ouvintes, tentavam atraí-los para suas arapucas (5). 

4.Suas visões mentirosas alimentavam a vaidade, inflavam o ego do ouvinte e usavam o nome do Senhor para parecerem autênticas (6,7). Como o Senhor vê o falso profeta:
  a.Como inimigos (8)
  b.Como excluídos (9) estudo bíblico, profeta, ezequiel,
  c.Como construtores de aparências (10).
  d.Como fortes candidatos ao desmascaramento (11,12). 

5.Como alvos preferenciais da Ira de Deus (13). - Ezequiel 13:2 -23

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.