At 5.1-3: Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
Diante desse texto, fica difícil insistir na declaração triunfalista que nega a infiltração do diabo na Igreja. Não antes de definir se o que segura um demônio é a imprecação ou a santificação.
A Igreja é, por natureza, um organismo interligado onde o que afeta a um, afeta a todos, seja esta afetação boa ou má. A infiltração através de Ananias e Safira foi detectada somente depois de ter feito o estrago pretendido.
O diabo tenta tirar proveito desta unidade orgânica infeccionando uma parte, com vistas a provocar uma afetação sistêmica. Principalmente em ambientes institucionalizados, como as denominações, onde não dá para garantir o comportamento isento de cada membro durante a semana. As consequências do pecado individual sobre a comunidade, já se faziam sentir em todo Israel, como ocorreu com Acã.
Considere ainda que, mesmo pessoas isentas como Jó, em meio a propósitos insondáveis, podem ver rompida a sua armadura pessoal e, consequentemente, abrirem-se feridas mortais por toda parte. É sempre bom ver tudo isto com humildade enquanto clamamos insistentemente pela misericórdia de Deus, a única explicação plausível do motivo pelo qual não somos consumidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.