Quem pensa diferente e pede esclarecimentos, costuma ser visto como uma ameaça. Em primeira instância, são rotulados como perigosos, colocados sob observação e finamente expostos a comentários depreciativos. Estes comentários são feitos, inicialmente, entre a liderança e, gradativamente, espalhados entre os demais setores da comunidade. O objetivo é minar a sua reputação.
A falta de recursos lógicos e sobretudo, bíblicos, leva a liderança do grupo a insinuar publicamente, que há um movimento rebelde na comunidade. Insinuações acompanhadas por interpretações forçadas de textos bíblicos dizendo que a rebeldia é como pecado de feitiçaria.
O medo gera julgamentos, que na maioria das vezes, não descreve as reais motivações de quem pensa e acha que está tentando ajudar.
Perguntas feitas com a motivação correta, podem ser usadas para direcionar, avaliar e ajustar ações e propósitos . Somente pessoas soberbas se vêem como ocupantes de um lugar de honra no pedestal mais alto do grupo, inquestionáveis e irrepreensíveis.
Perguntas e respostas precisam ser faladas e ouvidas com o tempero da humildade.
Ubirajara Crespo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.