O Eduardo ensinou sobre Hermenêutica, na Igreja, e resolvi compartilhar algo, que encontre entre meus arquivos. Esta era uma das matéria que lecionei no SBPV. Ela Trata de fornecer regras que facilitam a interpretação das Escrituras. Conhecer algumas delas lhe fará muito bem.
Hermenêutica, é o título dado para o que Lucas se propôs a fazer em seu livro. Sua obra é uma pesquisa investigativa sobre a vida de Jesus, visando colocar ordem cronológica na Vida de Cristo. João, usando metodologia menos científica, fez algo parecido, ao . catalogar os milagres de Jesus.
Lucas: 1. Visto que muitos têm empreendido fazer uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, segundo no-los transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, também eu, depois de haver investigado tudo cuidadosamente desde o começo, pareceu-me bem, ó excelentíssimo Teófilo, escrever-te uma narração em ordem. para que conheças plenamente a verdade das coisas em que foste instruído.
Hermenêutica é um termo inspirado em Hermes, um deus grego, cuja função era fazer um meio de campo entre os deuses e os humanos, interpretando as mensagens dos deuses.
A Hermenêutica nasceu da necessidade de fazer com que a mensagem de Deus, expressa na Bíblia, chegasse ao homem com o exato sentido da época em que foi escrita.
Inclui conhecimentos dos seguintes termos:
1.Revelação - (Deus se revela através de palavras compreensíveis ao ser humano da epoca).
2.Inspiração - (Acontece quando o ser humano, sob orientação divina, registra está mensagem nos meios disponíveis na época)
3.Iluminação - Acontece quando interpretarmos a Palavra corretamente.
4.Exposição - ocorre quando o sentido da Palavra é exposto ao público.
A mensagem divina anda muito para chegar até nós.
1.De Deus para a mente dos receptores.
2.Do receptor para o papel.
3.Dos papel para a mente do leitor.
4.De milhares de anos para hoje.
5.Das línguas originais para o português.
A sua tradução passou por mentes influenciadas por escolas teológicas e preconceitos denominacionais.
Dificilmente uma tradução deixaria de sofrer algum tipo de influência, mas, apesar disto, são muito confiáveis, visto que foi feira por uma equipe, e não apenas por uma pessoa.
O texto considerado como inspirado por Deus é o manuscrito original.
O ponto de origem de sua mensagem forma Deus, o de chegada para a viagem feita pela mensagem divina, somos nós. O papel do hermenêuta é assegurar que ouçamos aquino que o Espírito Santo quer transmitir ao leitor. Ele deve fazer isto, usando métodos científicos, mas sem permitir que a ciência substitua a iluminação.
Iluminação, porém não pode ser influenciada pela subjetividade, pois o texto bíblicos possui um só sentido.
Veja este vídeo.
Ubirajara Crespo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.