A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

domingo, 2 de setembro de 2012

Em busca da essência perdida


Já ouvi alguns dos mais famosos lideres de ministérios no Brasil. Um fenômeno que atrai grandes multidões.

O mesmo fenômeno ocorre na musica popular brasileira. 

Entre as preferidas temos as do tipo "Eu quero tchu, eu quero tcha". Em ambos os casos, muito agito, luz, efeitos visuais e nenhum conteúdo.

Igreja, auditório cheio de gente que entra vazia e sai oca. Atrair gente ou ensinar?
Lembra o que aprendeu no congresso?

Existem alguns princípios, que não são aprendidos mediante preparo acadêmico ou pela experiência. Basta ler a Bíblia. Estes princípios nos mostram quando e como os recursos humanos são válidos.

Os melhores recursos que dispomos são de origem sobrenatural e não vem da inventividade humana. Jesus tinha tudo isto na mão, pois sendo Deus, seus recursos eram infinitos, mas abriu mão de todos eles.

Ele poderia solicitar jatos de Luz celestiais, cortinas de fumaça da Glória, anjos subindo e descendo, chuva de meteoros, tele transportes, levitação, rasantes, invisibilidade e outras coisas mais que nem a ciência moderna conhece. Mas não o fez.

Preferiu centralizar as suas atividades na Palavra (conteúdo e não forma). Ele, e não eu ou qualquer outro, é o nosso maior modelo ministerial.

Cheguei muito perto de alguns dos maiores líderes evangélicos e fui consultor teológico de alguns deles. Pude constatar que o seu conhecimento de Marketing era enorme, mas da Palavra, não sabiam quase nada. Na sua vida pessoal estavam ainda mais longe de viver da Palavra. 

Este conhecimento é essencial, mas a neurolinguistica, a tecnologia, os recursos pessoais, as técnicas de manipulação de auditório, a musica espetacular, a voz trêmula, etc., são secundárias, mesmo quando não ferem princípios bíblicos. 

La na frente, nem milagres ou shows exorcistas podem tomar o lugar de Jesus e da sua Palavra. Para cada minuto gasto com a preparação do palco e dos efeitos, devemos gastar 3 horas estudando a Palavra que será pregada.

Esta proporção é apenas de efeito didático, mas válida para separar o secundário do essencial. O louvor é necessário, mas não é tão importante quanto a Palavra de Jesus a ser pregada. Ele, pessoalmente nem sequer o usava como recurso para esquentar o publico e preparar o ambiente. Simplesmente subia em um barco e começava a falar.

Quando temos o poder de Deus conosco, nada mais é necessário. Pedro disse que não sairia de perto de Jesus porque ele tinha palavras de vida eterna e não técnicas de marketing. Hoje precisamos desta técnica para atrair pessoas porque nos falta poder.

O mesmo Pedro disse a um pedinte que lhe estendeu a mão solicita: Não tenho prata nem ouro, mas tenho algo mais profundo a lhe dar: Em nome de Jesus levanta e anda. E ele não fez isto de um palco.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.