O arrependimento e a dose certa e o remorso a errada.

No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
2 Reis 18:5
2 Reis 18:5
Sem duvida alguma Ezequias tem seu nome escrito nesta lista de reformadores. O Reino do Sul, ao qual comandava, era o que sobrou do povo escolhido por Deus, mas que caminhava trôpego e cambaleante na fé. Israel, o chamado Reino do Norte ja havia sido praticamente extinto.
Como um rapaz de 25 anos mudaria o rumo daquela procissao? Foi o tamanho do compromisso de Ezequias que motivou tamanha reforma. Por amar ao Senhor o Rei colocou a casa em ordem depois de fazer uma grande fachina.
O destaque ficou com Neustã, cujo significado eh "um pedaco de bronze", com o qual Moises construiu uma serpente. Para ela deveriam olhar, aqueles que desejassem ser curados.
Enquanto explicava a sua missao, Jesus prometia salvar a todos que para ele olhassem, validando assim o ato de Moises. O que ha 700 anos foi usado como remedio, se transformou em doenca. Dose, frequencia e via de administracao incorretas, puseram em coma toda a nacao. O arrependimento levanta da queda, mas se for administrado em altas doses, se transforma em remorso e pode ser letal. O remorso eh o seu efeito assassino. Judas que o diga.
O processo de ambos iniciam da mesma maneira: Reconhecimento do erro, a admissão do pecado, sensação de culpa e vergonha. A partir dai, tomam rumos totalmente diferentes.
O remorso intensifica a sensação de culpa, aumenta o volume de voz do acusador, gera condenação, medo, opressão, autocomiseracao e morte.
O arrependimento, no entanto, segue uma estrada diferente: Livra-nos da culpa e do medo, gera iniciativas de restituição para o lesado, libera do peso emocional, transforma condenação em justificação e a opressão em alegria.
No final desta estrada a vergonha perde a sua forca e o pecado a sua influencia.
Ubirajara Crespo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.