A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ESBÔÇO DO LIVRO DE APOCALIPSE

Esboço do livro

 O esboço de Apocalipse está bem resumido neste texto: “Escreve as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas” (Ap.1.19).

 As coisas que viste (passado) capítulo um. João viu Jesus em toda sua glória e baseados em sua visão, podemos perceber quem é Jesus agora em seu estado glorificado. Ele está entronizado à direita de Deus Pai e não pode ser mais reconhecido como o homem de dores.
Ao invés de vê-lo crucificado, vêmo-lo assentado no trono celestial. Ele é rei hoje e eternamente. Esta parte do livro, composta de apenas um capítulo, mostra portanto o Senhor entronizado no céu. Vê-lo como Rei, fará muita diferença em nosso presente relacionamento com ele.
As coisas que são (o presente) capítulos 2 e 3. Estes dois capítulos de Apocalipse falam da Igreja, que é a representante de Jesus na terra. É uma visão de acontecimentos envolvendo mais diretamente a atual época. É o tempo presente, ou seja, a era da Igreja.      Temos aqui, a descrição de igrejas históricas (existiram mesmo). São igrejas simbólicas, tipificando características vivenciadas pelas igrejas. Mostra momentos de fortaleza, fraqueza, heresia, ortodoxia, de vida, e de mortificação. Neste sentido, poderemos encontrar nas diversas Igrejas militantes em nossos dias, algumas das características narradas aqui.
São igrejas proféticas. Mostra as diversas fases pelas quais a igreja iria passar. Entendemos que a época da Igreja começou no pentecoste e terminará com o arrebatamento. É a história completa da Igreja que está narrada nestes capítulos.

As coisas que irão acontecer (o futuro) capítulos 4 a 22. Os acontecimentos narrados a partir do capítulo 4 de Apocalipse, mostram o que acontecerá depois do arrebatamento. Nesta época grandes acontecimentos transcorrerão diante dos que aqui estiverem. Surgirão coisas como Anticristo, as duas Testemunhas o ressurgimento do império Romano o Amargedom. Cremos que neste instante a Igreja estará com Cristo, nas nuvens, como veremos no transcorrer do livro.          
Apocalipse significa tirar o véu (apokaluyis). Tirar o véu de Jesus glorificado, Tirar o véu da Igreja, Tirar o véu do futuro. Nada ficará por detrás da cortina. Nestes capítulos, apreciaremos acontecimentos futuros e seremos capazes de antecipar detalhes referentes a Igreja, ao Anticristo, ao mundo de um modo geral. Conheceremos as duas testemunhas, veremos o futuro de Israel e daremos uma boa olhada na Nossa morada eterna que é a Nova Jerusalém.
Com este conhecimento poderemos discernir as diferenças entre a verdadeira Igreja e a Igreja apóstata. Acompanhe-nos nesta viagem ao futuro e prepare-se para sentir as emoções que esta viagem ao futuro poderá lhe trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.