2Cr. 36.15,16: "O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do SENHOR contra o seu povo, e não houve remédio algum".
O verdadeiro profeta é um representante de Deus na Terra. Nem sempre desfruta de grande popularidade, pois interpreta e entrega a vontade de Deus, expressa nas Escrituras. Os desígnios de Deus nem sempre se encaixam na vontade do homem. A maioria gosta de ouvir mensagens que inflam o ego e alimentam sonhos particulares.
A proclamação da Palavra se encaixa perfeitamente no ministério profético. Uma profecia aponta para a Palavra escrita e não para a palavra do profeta. Os profetas do antigo Testamento tão somente lembravam ao povo da aliança feita com Jeová e das consequências da desobediência à Palavra revelada (Bíblia). Eram extremamente sensíveis a atmosfera moral e espiritual reinante, e percebendo quando o povo caminhava além do limite da moralidade divina, avisavam que as penalidades previstas na Palavra estavam prestes a acontecer.
"Por isso, o SENHOR fez subir contra ele o rei dos caldeus" (v .17).
A reação dos israelitas a mensagem dos profetas foi a pior possível. "Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas".
O instrumento usado por Deus para aplicar esta diciplina era os caldeus, nação que construíu um Império de proporções mundiais. Fizeram-no inconscientemente, pois estavam longe de se declararem como uma nação governada por Deus. Israel, a única nação aliançada com o Eterno, insistia em quebrar este contrato e estava prestes a receber as punições nele previstas.
"O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros" (v.1). Movido por misericordia, e fiel as alianças feitas com os patriarcas da nação israelita, Deus lhes enviou seus profetas para preveni-los a respeito do juízo iminente. Ele lhes deu uma segunda chance. O Eterno é misericordioso, mas também justo, dando ao erro e ao acerto, o pagamento previsto em contrato.
1.O PAGAMENTO DOS OBEDIENTES: "Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra" (Dt 28.1).
2.O PAGAMENTO DOS DESOBEDIENTES: "Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão" (Dt 28.15).
Tão certo como 2+2=4, o salário do pecado é a morte. E isto não fui eu quem inventou, estou apenas passando adiante o que Deus escreveu em Sua Palavra (Rm 6.23).
A profecia baseada na Palavra é a única que traz em si o selo de autenticidade divina, com 100% de possibilidade de se cumprir, o resto pode ser apenas chute.
Ubirajara Crespo
Querido Mike:
ResponderExcluirNão sei como expressar para demonstrar a minha profunda gratidão pelo que você e Davi fizeram através dos dois vídeos que "postaram" no www.youtube.com sobre o pedido de perdão de Davi aos familiares dele, a vocês da "Casa de Davi" e a toda a Igreja que está nos mais distintos lugares pelos quais vocês passaram ministrando (servindo) nos últimos anos.
Lembro-me de nosso contato em Rhode Island, Estados Unidos há alguns anos atrás, juntamente com nossos amigos Steve e Nancy Boyce, de como divulgamos vossa presença entre eles e do quanto de gente que atendeu ao nosso convite para participar daqueles dias de vosso serviço entre nós. Foi uma benção e até hoje tenho amigos (americanos) que ainda comentam sobre aqueles dias gloriosos.
Lembro-me ainda quando nos reunímos pela primeira vez em Brasília em 2002 durante os preparativos para o The Call Brasília, de seu compartilhamento sobre a mensagem do Reino de Deus anunciada por João Batista: "Arrependei-vos, porque é chegado o Reino de Deus" e a semelhança desta mensagem compartilhada por nós na coordenação do que veio a ser o clamor na "cabeça" da Nação Brasileira por um arrependimento genuíno, transmitido para toda a Igreja no Brasil.
Agradeço ao nosso Senhor Jesus pelo Seu amor purificante que permeou todas as vossas palavras e atitudes e da sabedoria DEle demonstrada na decisão que tomaram em restaurar Davi, e sobretudo em estabelecer a Verdade sobre todas as coisas em Amor.
Meu pedido ao Senhor Jesus, também nosso Rei, é que Ele use estes vídeos para encorajar centenas e milhares de irmãos e irmãs a fazerem o mesmo, ou seja, a falarem a Verdade plenamente à Igreja, sobre tudo quanto têm feito no que tange às suas palavras e ações, ao invés de continuarem a insistir no erro da mentira, da farsa e da dissimulação.
Acredito que vosso gesto desponta como primícia, deflagra atitudes e ações semelhantes e será seguido por muitas centenas e por muitos milhares de confissões, pedidos de perdão, de ações concretas de reestabelecimento da Verdade e de rogos e gemidos sinceros ao nosso Pai por Sua misericórdia daqueles que também agiram e ainda agem do mesmo modo que nosso amado irmão Davi agiu.
Humilha-nos a todos nós tudo o que aconteceu com Davi, contigo meu irmão e com a Casa de Davi, nesta história de Graça e Misericórdia que é o vosso serviço entre os santos, seja no Brasil ou seja no exterior.
Contudo, a partir de agora, jamais será lembrado por Deus o que Davi fez (seu pecado, sua ofensa e seu escândalo), por conseguinte, jamais deverá ser lembrado por nenhum de nós, que como nosso Deus fez, igualmente o perdoamos.
Verdadeiramente tudo o que aconteceu convosco humilha-nos a nós todos, sim a toda a Igreja.
Humilhou aos irmãos da Casa de Davi que por tantos anos conviveram com estas ofensas sem terem tido conhecimento da mesma, nem mesmo uma Luz do Espírito Santo para revelar o que estava acontecendo a mais de 10 anos.
Humilha-nos, a toda a Igreja, que em muitos de milhares de casos, ainda convive com situações deste tipo sem a mesma Luz e sem a mesma Revelação. É que precisamos de Deus. Precisamos de Luz.
"Se andarmos na Luz, como Ele na luz está temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus Seu Filho nos purifica de todo o pecado." (I Jo. 1:7)
Coragem e humildade requerem-se de cada um de nós no tratos das coisas santas do Senhor.
"Deus resiste ao soberbo, mas da graça aos humildes." (Tg 4:6)
Deus vos abençõe dando-lhes mais Graça, restaure a vida do Davi e de toda a sua família e nos ajude a todos a viver em humildade, em verdade, servindo a Ele com simplicidade e pureza. É que somente por Sua Misericórdia e Graça Deus nos concede estas coisas. Somente Seu Espírito pode transformar nosso caráter.
Àquele que nos faz participantes de Sua santidade Glória, Honra e Louvor para sempre.
Josimar Salum