A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PRINCIPIOS QUE DISTINGUEM PESSOAS DE VALOR

TRÊS PRINCIPIOS QUE DISTINGUEM PESSOAS DE VALOR:


Geralmente avaliamos as pessoas das formas mais distintas e variadas. Dependendo do nosso nível de esclarecimento, grau de educação, envolvimento social ou interesse pessoal, essa avaliação pode ser correta ou não. Posso dizer pra alguém: “Puxa, fulano e inteligente”, ou “nossa, quanta ignorância...”, mas tudo isso baseado em fatos isolados, sem peso pra conceituar a pessoa em questão. Pode ser apenas uma avaliação temporária, ou circunstancial. Pessoas de valor têm características peculiares que as distinguem da massa, e ate mesmo independe do avaliador. Pessoas de valor precisam ser avaliadas a luz de princípios que determinam a sua maneira de ser, viver e reagir as indagações do cotidiano. Dentro desta visão, quero apresentar três princípios que podem nos ajudar a distinguir essas “pessoas de valor”, Com as quais, embora muitas vezes despercebidos, nos esbarramos todos os dias pelas estradas da vida.


1. CONVICCAO IRREFUTAVEL: Isso me faz lembrar do apostolo Paulo, ao escrever a sua carta aos Efésios, no capitulo três, versos 1 e 14 em diante. Ele diz “Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai...” Afirmação de que estava totalmente convencido de estar fazendo a coisa certa. Convenção divina. Diferente daquela maneira de pensar que diz “se der, deu...” E essa convicção que determina a vida daqueles que realmente causam impacto no reino de Deus. Penso que foi essa convicção irrefutável que fez com que o evangelho impactasse, de forma universal, o mundo nos primeiros três séculos nossa era. Foi essa convicção que permitiu que todos os discípulos de Jesus morressem martirizados (com exceção de Joao), e levou muitos outros dos chamados “pais da Igreja” a laborarem pela expansão do evangelho, mesmo em meio às perseguições medonhas, as quais tiveram que enfrentar, sendo também martirizados de forma fria e cruel, pelo império romano. E essa convicção que deve nos impulsionar a viver como discípulos de Jesus de forma adequada, correta e submissa, deixando que “ele cresça”, mesmo que nosso nome jamais apareça em qualquer jornal ou programa de televisão. Servimos pelo prazer de servir, porque esse e o nosso papel. A gloria e Dele. Por essa causa temos que ser capazes de qualquer esforço.

2. LEALDADE ABNEGADA Pessoas de valor são aquelas que, mesmo na hora do aperto, da dor, mantém-se fieis ao seu “Mestre”. Isso me faz lembrar de Policarpo, bispo de Esmirna, cidade da Turquia (cidade onde vivo com minha família desde 1998). Diz a história que o procônsul romano, Antonino Pius, e as autoridades civis tentaram persuadí-lo a abandonar sua fé em sua avançada idade, a fim de alcançar sua liberdade. Ele entretanto, respondeu com autoridade: “Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um crente”! Isso e lealdade abnegada. Os valores do Reino estavam acima, ate mesmo, do seu direito de viver. São muitos os exemplos que temos na Bíblia. Também me faz lembrar de Jim Elliot, piloto Americano Morto pelos Alcas, do Equador, quando tomando conhecimento do perigo que estava a frente, considerava-se num “ponto sem retorno”, e sua lealdade a missão que lhe fora confiada não lhe permitia retroceder. Morreu flecha pelos índios na beira do rio. E essa lealdade que distingue pessoas de valor. Paulo disse: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Fil. 1:21). Tenho encarnado este principio na minha vida? Ou tenho me perdido em filosofias e estilos de vidas que ate me fazem ter algum sucesso, mas que não condizem com o tipo de lealdade que o Senhor espera de mim? Pense bem; não e fazer o ‘meu melhor’ que vai agradar ao mestre mas, sim, fazer o que o Mestre quer que eu faca, para que Ele se agrade em mim.


3. FIDELIDADE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS Pessoas de valor são aquelas que “alimentam a harmonia com os outros para alcançar o bem maior. Colocam de lado diferenças mesquinhas e preferem não dar importância a ofensas, porque reconhecem que o inimigo está ao redor.” São vários os exemplos encontrados na Bíblia de pessoas fieis a este principio. Podemos citar os exemplos de Josué e Calebe, Jonatas e Davi, Daniel e seus três amigos. Pessoas que, mesmo nas horas mais difíceis, mantiveram-se fiem umas as outras. Infelizmente, mesmo no nosso meio evangélico, e comum encontrarmos os “doegues”, que para livrar a cara, não somente abandonam os amigos nos momentos mais cruciais, como também corroboram para a derrocada deles. Penso que esse era o principio mais importante de Jesus na relação com seus discípulos. João 13:1 diz que Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Ele sabia que alguns dos seus discípulos se manteriam longe dele nos momentos mais difíceis do seu ministério, algum ate o negariam (Pedro e Judas), mas isso não diminuiu o Seu amor e a Sua fidelidade para com eles. Ele foi ate o fim, a pontos de levar seus pés.
Como esta a minha relação com meus colegas de ministério, com minhas ovelhas, meus lideres, minha família, meus colegas de trabalho, meus vizinhos? Esse principio não e apenas para ser usado “dentro de quatro paredes”. Mas e para ser usado em todo lugar, todo tempo, toda a vida.
Meu desejo e que, mesmo em meio as nossas limitações humanas, o Senhor nos ajude a viver, de forma encarnada, dentro desses princípios. E que possamos aprender que Somos melhores quando nos superamos a nós próprios, não quando superamos os outros.”
Que ele nos abençoe

Levy s. Castro
Obreiro apoiado pela Naós na Turquia.

Um comentário:

  1. Estava pensando como compartilhar nossos desafios financeiros nesse retorno a Turquia. Claro que isto nao e facil. Quando se tratar de ajudar os outros e mais facil. E so dizer que “fulano” esta passando por uma luta, entao devemos ajuda-lo. Mas quando se trata de abrir a boca e pedir ajuda para nos mesmos, ai a coisa se complica. Primeiro, porque nao sabemos a reacao das pessoas. Segundo, porque tem tanta gente pedindo, apelando com uma criatividade tao grande, que a gente nao sabe se vai sobrar alguma possibilidade de conseguirmos ajuda.
    Na realidade, compartilhando nossa necessidade, quero pensar da mesma maneira de Paulo, quando escreveu aos filipenses, no capitulo 4, verso 10 “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade.” Realmente pudemos ver essa renovacao do cuidado de muitos de voces neste periodo curto passado no Brasil, e somos gratos a Deus por isso; e tambem corroboro com o que o apostolo Paulo diz nos versos 17 e 19 “Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito... E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”
    Aqui vemos o apostolo, primeiro agradecendo a Deus pela maneira como eles tinham sido usados para suprir suas necessidades de ministerio, e em segundo lugar, para pedir apoio financeiro. Mas qual era o seu objetivo nisso tudo? Se dar bem em cima dos irmaos? Encher sua conta bancaria? Desfilar com roupas de grifes, relogios de ouro, carroes importados (pasmem, mas muitos “pastores” em feito isso). Nao, pois seu objetivo era que, atraves das ofertas, a Igreja estivesse fazendo, acima de tudo um investimento no ceu, “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mt 6: 19-20).
    Com essas consideracoes, que apresentar aos irmaos duas razoes pelas quais estamos mandando essa carta como S.O.S., solicitando vosso apoio.
    Nosso visto de residencia no pais e renovado de janeiro a dezembro. Como chegamos mais para o final do mes de janeiro, agora que estamos fazendo os tramites para o visto, e isto nos custara algo em torno de 1.500.00 dolares Americanos, que nao temos disponivel (se pensarmos em reais, da mais ou menos 2.750,00 reais). Sei que parece muito, mas nao para um Deus grande como o nosso.
    Chegando aqui, tanto nossa maquina de lavar roupas, quanto nossa geladeira estava com problemas. A lavadoura de roupas tem que ser trocada (algo em torno de 450,00 dolares), e a geladeira ainda estamos dando uma enrrolada com ela, ja que esta muito frio aqui, mas em breve ela tambem tera que ser trocada (algo em torno de 700,00 dolares). Como os irmaos veem, vida de obreiro nao e facil, ainda mais quando se vive com o minimo necessario, mas glorias a Deus, sem falta de nada.
    Se voce quiser nos apoiar nisso, nao se constranja. Sera uma alegria muito grande pra nos saber que voce e nosso parceiro, e tambem que seu credito no ceu, esta aumentando, e do que voce ajunta la, estara usufruindo para toda a eternidade.
    Obrigado pelas suas oracoes, compreensao e apoio, sem os quais seria impossivel continuar labutando nesta grande tarefa, na Turquia, proclamando o Reino de Deus.
    Mando anexado nossa conta bancaria, pra facilitar no apoio dos irmaos, e pedimos que voce acrescente 0,35 centavos, no final do seu deposito, para sabermos que e uma oferta especial de amor.
    Com carinho,

    Pr. Levy, Nilva, Deborah,Ciro e Isabelle.

    Levy é meu amigo, irmão, carmarada, ex aluno de seminário, habituê em nossa casa e muito mais. Pode confiar.

    ResponderExcluir

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.