A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

40 ANOS DO WOODSTOCK, PSICODELISMO E JESUS PEOPLE

JESUS PEOPLE

Nos anos 60 surgiu o movimento denominado como Jesus People. Um pessoal cabeludo, usando roupas largas e coloridas que vivia em comunidades. Todos eram Hyppies e se diziam convertidos a Cristo.

A própria imprensa secular noticiava o fenômeno de avivamento religioso que varria a Europa e os Estados Unidos. Lembro-me das fotografias de jovens sendo batizados em barris, em banheiras, rios, mares e todo tipo de água onde pudessem afundar alguém.

Diziam não às drogas, ao amor livre, mas pareciam esquisitos. A Igreja não estava preparada para receber um grupo tão exótico quanto este.

Movimento hyppie trouxe o psicodelismo, as comunidades, mas também o Jesus People. Um início de avivamento nos anos 60, interrompido pelo preconceito denominacional.

Ninguém queria puxar esta sardinha fedida para a sua lata. Literalmente tiveram de se virar sozinhos. É claro, que sem assistência, este grupo produziu algumas doutrinas pelo menos interessantes e bizarros. O que causou espanto por parte das igrejas da época.

Cenas de grupos compostos por centenas de jovens, entravam descontraidamente em templos de velhas igrejas reformadas, cuja assistência, apesar de magnífica, contavam com um grupo de no máximo 50 assistentes.

Todos velhos e carrancudos e as gerações se chocaram. Chama a polícia!!! Diziam. Manda vir a tropa de choque!!! Onde se viu mascar "xiclete" na hora do culto!!!! Esses caras não tomam banho!!!! Devem ser ladrões!!!!!

E deu no que deu. Walter Henrichsen escreveu um livro relatando aqueles bons tempos de uma fé inocente, nascida em gente que não sabia nada sobre denominações, usos e costumes.


VEJA O VÍDEO ACIMA

3 comentários:

  1. Depois de 20 anos;encontro aqui no meu E-MAIL Pr.Ubirajara.Meu querido Professor de metodo de estudos Bilblico em Atibaia,marcou a minha vida.(Palavra da Vida)
    Recebi da minha irmã Eloides,um comentario sobre
    Avivamento.Ela è de São Critovão (Ass. de Deus)
    Fiquei muito Feliz.
    Pr.Obed Edon Oliveira ( Florida,U.S.A.)

    ResponderExcluir
  2. Aquele abraço apertado em você, meu amado.

    ResponderExcluir
  3. Ubirajara Crespo,

    Definitivamente a igreja institucional não está preparada para um avivamento dessa magnitude e não deseja estar. Contudo, creio que à nivel local há alguma esperança.

    Fiquei com muita vontade de adquirir o livro. Creio que a leitura me ajudará a remover certos paradigmas institucionais que se enraizam na gente e não sabemos sua origem.

    Enfim, parabéns pela ousada iniciativa de mencionar tão polêmico (e interessante) tema.

    Um forte abraço,

    Leonardo Gonçalves

    ResponderExcluir

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.