Js: 24.14. Agora, portanto, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com sinceridade: lançai fora os deuses aos quais serviram os vossos antepassados do outro lado do Rio e no Egito, e servi de coração a Yahweh. Porém, se não vos parece bem servir a Yahweh, escolhei agora a quem quereis servir: se as divindades às quais serviram vossos antepassados além do rio Eufrates, na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus em cuja terra agora habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR!”
Parece claro que Josué ofereceu aos cidadãos de Israel a liberdade de escolha. Se isto fosse algo imposto, ele não teria perguntado. Talvez a prática do apelo evangelístico tivesse nascido aqui. Me parece um costume que seria muito bem aceito por Armínio.
Se, porém os salvos foram predestinados, o pregador Calvinista, não deveria fazer este tipo de apelo e ainda perguntar: Alguém aqui quer aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.
Digo isto porque o Calvinista de galocha crê que a Graça é irresistível e irrevogável.
O apelo cairia melhor entre os que não forem tão convictos do acerto da sua doutrina e por via das dúvidas fazem o apelo porque não sabem qual denominação os convertidos escolherão (Calvinista ou arminiana).
Eu consigo conviver com a predestinação e com o livre arbítrio, sem problemas. Ninguém vai perder a salvação por crer em uma ou noutra. E nem deixar de ser meu amigo por se firmar em uma posição diferente da minha. Não se preocupe, não vou chamar ninguém pra briga por causa disto.
Por este e outros motivos já expostos, quando a corda é muito bomba, prefiro subir em um muro mais confortável, de onde poderei equilibrar estes pratos com mais facilidade.
Ubirajara Crespo
7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.