A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

domingo, 1 de janeiro de 2012

VOCÊ É O QUE DEUS ESPERA ?

1Timóteo 3:1-2: Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.
Irrepreensível e a primeira das qualidades da lista que Inicia uma serie de qualificações necessárias para um presbítero (presbíteros, no grego). O termo significa ancião, não necessariamente idoso, mas maduro o suficiente para cuidar dos demais membros da Igreja Local. Interessante como este termo aparece sempre no plural, indicando que a Igreja precisa de mais do que um presbítero.
A palavra irrepreensível (aneplemptos, no grego), poderia resumir todas as demais qualidades aqui alistadas. O irrepreensível é sóbrio, moderado, manso, etc. Ele não é o que nunca erra, mas aquele que não acumula indisposições, ofensas, amargura e demais pecados.
1Tm. 3:3: Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não irascível, não avarento
Outra qualificação exigida de quem aspira ao episcopado é que não seja irascível.
O irascível é aquele que é facilmente provocado e sente um impulso incontrolável de responder à altura. Talvez porque detesta perder discussões e demonstrar conhecimento superior. Um líder deveria assumir uma posição mais humilde, não sentir necessidade de massacrar com argumentação escolástica e jamais humilhar oponentes.
Ganhar uma discussão e perder o amigo significa que os dois lados perderam.
Paulo, em Tm 3.6: Paulo enumera uma série de qualificações para quem aspira à liderança: Uma delas é que não seja neófito, e acrescenta o motivo: para que não ensoberbeça.
Este perigo e real. Fui procurado por muita gente pedindo orientação. No meu escritório já entraram médicos, engenheiros, psicólogos, professores, pedagogos, educadores, empresários de grande porte, etc.
Diante disto posso ser tentado a pensar o seguinte: - Se tanta gente importante me procura, é porque devo ser bom mesmo.
Um neófito (novo na fé), vai se achar meio dono da verdade e exigir que as pessoas pensem como ele(a).
Foi assim que Adão caiu, pensando que poderia ser como Deus, como sugeriu a serpente.
E olha só onde fomos parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.