A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Quebra de Aliança

Jr.11.3,4: "Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Maldito o homem que não atentar para as palavras desta aliança, que ordenei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: dai ouvidos à minha voz e fazei tudo segundo o que vos mando; assim, vós me sereis a mim por povo, e eu vos serei a vós outros por Deus".



O povo de Israel quebrava o contrato redigido no mesmo dia em que foi tirado do Egito. Jeremias, exercendo o antipático papel de oficial de justiça, entregava uma notificação que mostrava as consequências desta quebra de aliança. Desterro, vergonha, prisão e insegurança eram alguns dos itens previstos no contrato onde todos foram escritos com letras grandes. O nível de comprometimento dos israelitas com os deuses atingiu níveis altíssimos. Algo totalmente inconcebível para Jeová. ramos. "Porque o SENHOR dos Exércitos, que te plantou, pronunciou contra ti o mal, pela maldade que a casa de Israel e a casa de Judá para si mesmas fizeram, pois me provocaram à ira, queimando incenso a Baal" (Jr 11.17).

Somente um sincero arrependimento livraria toda a nação de uma estreptosa tragédia. O povo, porém, insistia em trilhar um caminho mais fácil: Colocou mais lenha no altar do holocausto e dobrou o número de animais ali sacrificados. Cometeram o mesmo erro dos que substituem o reconhecimento do pecado, a restituição do dano e a mudança de atitude por foguetório litúrgico.

De nada adianta levantar as mãos ainda mais alto, gritar mais e acrescentar doses extra de sensações e entusiasmo. O ingrediente que não pode faltar nesta receita é o arrependimento!!!! Esta receita prevê doses generosas de fé humildade, consideração, respeito pelo próximo, ações de graça, misericórdia e domínio próprio.

Os sacerdotes não conseguiam mais do que atiçar o fogo do altar e derramaram mais sangue sobre ele, mas não confrontavam o pecado nem incentivavam uma mudança de vida. Mero ativismo ritualístico imprestável e sem conteúdo. "Que direito tem na minha casa a minha amada, ela que cometeu vilezas? Acaso, ó amada, votos e carnes sacrificadas poderão afastar de ti o mal? Então, saltarias de prazer (Jr 11.15).

Tentar maquiar o pecado com as cores de um intenso ativismo religioso é uma solução paliativa que satisfaz o pecador, mas não aplaca a ira do Supremo Tribunal Celestial.

Não adianta agitar o corpo na Balada Gospel, nem o impressionismo visual de camisetas, botons, bonés e pulseiras crentes. Incrementar o vocabulário com fraseologia bíblica, nem falar! Isto só funciona se vier acompanhado de arrependimento, restituição do dano causado e o abandono do mal.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.