A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dinâmica de Grupo 2. Mutualidade, a dinâmica da vida


Os exercícios desta seção têm por finalidade ajudar os componentes de seu grupo a serem mais transparentes. É um empurrão para falarem a respeito de seus pontos fracos e ouvirem os outros apontando suas falhas. Ouvir o que os outros pensam de mim irá funcionar como um “farol de ré” que eu, como motorista do carro, não consigo ver, mas os de fora percebem.

Exercício 1. Azedinho ou doce


Esta dinâmica tem por objetivo promover uma avaliação social de cada componente do grupo. Deve ser feita somente quando o grupo já estiver reunindo durante algum tempo. Servirá para cada um entender o tipo de impressão que está causando nos outros.

O material necessário para realizar esta tarefa é o seguinte: limões. A quantidade vai depender do número de pessoas que compõem o grupo. Este tipo de tarefa não deve ser feita em grupos com mais de quinze
pessoas. Cinco limões devem ser suficientes. açúcar, no máximo um quilo, água à vontade, um copo e uma colher.

Receita da limonada:


1. A brincadeira começa quando o grupo entende o simbolismo de cada um dos ingredientes. O limão é de gosto agressivo e desagradável. A água é transparente, amolda-se facilmente, é refrescante, etc. O açúcar é sempre agradável, faz tudo ficar mais gostoso, derrete facilmente, faz as coisas meladas, etc.

2. Como se pode notar, todos estes componentes tem boas e más qualidades.

Uma limonada com excesso de água pode se tornar sem gosto. Muito açúcar fica enjoada, muito limão fica intragável.

3. Em seguida, todos ficam ao redor de uma mesa onde estes ingredientes

estão distribuídos. Logo a seguir cada um dos componentes do grupo é avaliado da seguinte maneira:

O copo vai passando de mão em mão e cada um coloca nele o ingrediente que acha ser uma descrição de alguma característica daquela pessoa. Se for transparência, coloque água, se for agressivo, coloque limão, se for agradável, coloque açúcar. A quantidade depende do modo como cada um vê a pessoa avaliada.

Conclusão:

A avaliação da pessoa termina com ela tomando sua limonada, se puder.

Esta poderá se caracterizar pela presença mais aguçada de um determinado ingrediente. Todos do grupo deverão passar por esta avaliação.

Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos  uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef.4).

Extraído do Livro - Mutualidade a Dinâmica da vida, de Ubirajara Crespo

Na editora Naós - http://www.editoranaos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.