A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Sola Gratia. Uma das teses de Lutero que alavancaram a Reforma Protestante

Sola Gratia. Esta declaração é uma das 95 teses colocadas por Lutero na porta de uma catedral. Com isto deu início a um movimento rigoroso ao qual chamamos de Reforma Protestante. Em 31/102017, comemora-se 500 anos da Reforma.

O homem é livre para escolher qualquer ideologia e comportamento que bem entender.

Até aqui todos gostam de chegar e gostam, que foram mais além, chegando ao ponto de tentarem se convencer de que não podem ser responsabilizados pelas escolhas erradas. Entendem mesmo, que não existem escolhas erradas, pois entendem que não há normas absolutas, do tipo que se aplica a todas as pessoas, em todos os lugares e em todas as ocasiões. Tudo é relativo.

A Igreja que se tornou defensora de um tipo de cristianismo inventado por ela mesma, entendendo que o homem pode salvar a si mesmo. Para tanto, precisa se esforçar para ser bom e cumprir os rituais desta Igreja. Pelágio, que viveu entre meados dos anos 300 e 400 dC, um dos pensadores desta Igreja. Entendia ele, que o pecado de Adão não era passado adiante, e que cada era responsável para decidir se deveria ou não, praticá-lo.

Sola Gratia era a tese de Lutero, que se contrapunha ao ensino de Pelágio. O homem pecador por natureza, não pode salvar a si mesmo. Só pela graça e não por méritos próprios, ou pelas obras), poderá ser salvo.

Seu argumento pode ser resumido em uma frase: Não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores.

A única forma de alcançar a salvação é crucificar o velhos homem e transformá-lo em uma nova criatura. Isto é equivalente a enterrar a sua natureza pecadora e passar a viver como redimido.

Não transformamos uma mangueira em jaqueira, costurando jacas em seus galhos, mas mudando a natureza enraizada nela.

Jesus nos convida para crucificaramos o velho homem na sua Cruz e ressuscitarmos com Cristo para uma nova vida.

Efésios 2: 8. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie.

A soteriologia não tem de progredir, mas voltar ao princípio. Jesus morreu em meu lugar e eu fui atraído por ele na sua morte e ressurreição.

Ubirajara Crespo

Veja o hino de Lutero em versão moderna. Clique no Link

https://youtu.be/JYOGKVZ7ltU