A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O cuidado do Corpo

Os 5 ministérios alistados em Efésios 4 são: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.

Isto significa, uma pluralidade de liderança ou colegiado, onde cada um oferece as suas capacitações para bem servir ao Corpo local. Este texto foi escrito em um contexto todo voltado para o cuidado pessoal das ovelhas e não apresenta nenhuma Indicação hierárquica.

Os Apóstolos são os braços da Igreja estendidos para o mundo, abraçando outros locais ainda não alcançados. Quando não houver mais lugar para ser alcançado, o ministério apostólico será desativado. Diria que os atuais missionários se encaixam perfeitamente nesta descrição.

➡Profetas são aqueles que anunciam a Palavra de Deus, o sistema nervoso do Corpo. Exortar, consolam e ensinam. Quando vier o que é perfeito será desativado (1Co 13).

⏩Evangelistas concentram a sua atuação no povo mais próximo da Igreja Local. Quando, finalmente o número dos salvos se completar, não houverá mais pessoas para evangelizar e este ministério também será desativado.

⏩Pastores cuidam das ovelhas até que Jesus as leve para se encontrarem com ele nos ares, quando, finalmente este ministério será desativado.

⏩Mestres mostram ao povo de Deus, como obedecer a Palavra. Fazem isso dando instruções sobre a vida cristã. Quando Jesus tomar a Igreja para si, será desativado, pois Jesus mesmo será o nosso mestre Supremo.

É só isso que o texto diz. Não há nada, nesta passagem dizendo que é preciso ter os 5 ministérios ativos para instruir o povo. Os dons não são degraus de autoridade, patentes ou faixas presidenciais. São ferramentas para o aperfeiçoamento dos Santos, só isso. O que passar disso vem do maligno.

Veja que cada um destes ministérios está mencionado no plural, pois são gerados durante a sua convivência com a Igreja.

Uma igreja local se completa quando consegue produzir apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres e não apóstolo, profeta, evangelista e mestre

Ubirajara Crespo